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CONHECIMENTO


O que é CONHECER?
      É a relação entre o sujeito cognoscente (aquele que busca o conhecimento) e o objeto conhecido ou a ser conhecido. Ao efetivar esse conhecimento, o sujeito se apropria do objeto, numa relação de posse.
Para que esse conhecimento se efetive, é preciso pensar e escolher a melhor forma de se apropriar do objeto de investigação e para isso é preciso reconhecer alguns tipos de conhecimento que se construirão de acordo com a natureza do objeto conhecido.
TIPOS DE CONHECIMENTO
CONHECIMENTO POPULAR OU EMPÍRICO
O conhecimento empírico é aquele que nasce das experiências cotidianas. Ele é construído a partir de uma sequência de acasos e repetições que determinam um padrão do qual se apropriam “as pessoas que conhecem”.
As receitas populares são um exemplo de conhecimento empírico - indicações de chás ou mistura de ervas – ou mesmo a previsão do tempo feita pelas pessoas do campo, com mais experiência, ou seja, pessoas que aprenderam, ao observar a repetição e o padrão de determinado evento.
Muitas vezes, esse conhecimento nem mesmo foi experienciado, mas repassado de uma geração para outra, de forma definitiva e sem questionamentos. Assim, se a avó disse que “quando esquenta, chove”, todos nos preparamos para a chuva quando a temperatura sobe, sem mesmo questionar tal informação.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
O método filosófico é também chamado racional. Para Cervo e Bervian (p.8, 1977) “o filosofar é um interrogar, é um contínuo questionar a si e a realidade.” Dessa forma, o objeto do conhecimento filosófico deve ser observado de maneira diferente, num constante questionamento e sem buscar certezas imutáveis e modelos atemporais e universais.
CONHECIMENTO TEOLÓGICO
Este conhecimento assenta-se basicamente numa atitude de fé. Para Cervo e Bervian (p.9, 1977), conhecimento teológico “é aquele conjunto de verdades a que os homens chegaram não com o auxílio de sua inteligência, mas mediante a aceitação dos dados da revelação divina.” Não há, portanto, nenhum questionamento por parte do sujeito em relação ao objeto conhecido.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O conhecimento científico é sistematizado, nasce de uma sequência organizada e, até certo ponto controlada, de procedimentos que buscam intencionalmente o conhecimento.
No caso das receitas de chás que diminuem as dores no estômago, por exemplo, o conhecimento só será científico se o sujeito souber explicar a causa do alívio da dor e a lei que regula esse processo.
Para isso é necessário reproduzir o episódio, acompanhando e controlando-o para então descobrir o porquê de tal conseqüência. Cervo e Bervian (p. 6, 1977), citando Aristóteles, afirmam que “Conhecemos uma coisa de maneira absoluta, diz Aristóteles, quando sabemos qual é a causa que a produz e o motivo pelo qual não pode ser de outro modo; isto é saber por demonstração; por isso a Ciência reduz-se à demonstração”.
No conhecimento científico, encontramos as seguintes características:
RACIONAL: Porque tem objetivos claros e constituídos por raciocínios, juízos e conceitos e não por sensações e intuições.
OBJETIVO: Porque procura encontrar a verdade através de provas e experimetações. É um conhecimento preciso.
FACTUAL: Porque parte de fatos reais, como estes se apresentam na natureza ou na sociedade.
ANALÍTICO: Porque decompõe o "todo" dos fatos, objetos ou fenômenos em ses componentes para chegar a uma "síntese".
VERIFICÁVEL: Porque pode ser experimentado, testado e provado.
METÓDICO: É planejado e baseia-se emem conhecimento anterior (conceitos, leis e teorias).
ABERTO: Pode ser questionado.
ÚTIL: (Confere controle e previsão, portanto pode ser aplicado e utilizado como base para o desenvolvimento de novos raciocínios e descobertas)
Percebe-se que há vários níveis de conhecimento, devemos preferir uma a outro de acordo com o objeto a ser investigado. Precisamos também considerar as abordagens da investigação científica. Dentre elas destacamos: o Idealismo, o empirismo e o relativismo.
 O Idealismo é uma tendência filosófica que reduz toda a existência ao pensamento.
 O Empirismo defende a crença de que todo conhecimento só pode ser obtido pela experiência.
 O relativismo acredita que todas as idéias são válidas, pois elas dependem do contexto, e por isso são relativas.
CIÊNCIA
Muitas pessoas tropeçaram no fato de que certas coisas funcionam, mas a verdadeira ciência consiste em saber por que razão as coisas funcionam. Portanto, ciência é aquilo que faz com que o sujeito cognoscente realmente se aproprie do objeto conhecido, na medida em que sabe como efetivamente funciona o fenômeno investigado.
Histórico
       Para entendermos o caminho que a Ciência percorreu até nossos dias apresentaremos um breve histórico. A Ciência nasceu entre os gregos com grandes nomes como Tales de Mileto e Pitágoras. Durante a Idade Média, a Igreja Católica exerceu uma forte influência sobre o pensamento científico, na medida em que servia de obstáculo a qualquer postura que negasse os dogmas dessa igreja, inibindo, assim, o seu desenvolvimento. Surge então nessa época a Escolástica, ciência que tinha por objetivo primeiro a demonstração da verdade na Doutrina Cristã. Porém, mesmo sofrendo com os obstáculos e as punições impostas pela igreja, o desenvolvimento científico levou essa instituição a abrir mão da exclusividade no ensino, desencadeando o surgimento das primeiras escolas privadas, que, mais tarde, deram origem às universidades.
        Alguns sábios foram relevantes na história da Ciência, entre os séculos da Idade Média até o Século XVIII. Entre eles: Nicolau Copérnico, Giordano Bruno, Galileu Galile, Isaac Newto. Já no século XIX, expandiram-se as comunidades científicas organizadas, juntamente com a otimização da comunicação científica. Dentre os vários expoentes no campo científico, está Sigmund Freud, cuja psicanálise aponta o "inconsciente" como gerador de muitas das atitudes do homem. No bojo dessa grande expansão, o século XX atrela ciência e tecnologia, provocando um grande avanço dos quais as conseqüências ainda não se pode falar com certeza. Todavia, não se pode negar a importância do notável cientísta Albert Einstein, que abre o século XX revolucionando a Ciência Moderna.

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