O que é CONHECER?
É a relação entre o
sujeito cognoscente (aquele que busca o conhecimento) e o objeto conhecido ou a
ser conhecido. Ao efetivar esse conhecimento, o sujeito se apropria do objeto,
numa relação de posse.
Para que esse
conhecimento se efetive, é preciso pensar e escolher a melhor forma de se
apropriar do objeto de investigação e para isso é preciso reconhecer alguns
tipos de conhecimento que se construirão de acordo com a natureza do objeto
conhecido.
TIPOS DE CONHECIMENTO
CONHECIMENTO POPULAR OU EMPÍRICO
O conhecimento empírico é aquele que nasce das experiências cotidianas.
Ele é construído a partir de uma sequência de acasos e repetições que
determinam um padrão do qual se apropriam “as pessoas que conhecem”.
As receitas populares são um exemplo de conhecimento empírico -
indicações de chás ou mistura de ervas – ou mesmo a previsão do tempo feita
pelas pessoas do campo, com mais experiência, ou seja, pessoas que aprenderam,
ao observar a repetição e o padrão de determinado evento.
Muitas vezes, esse conhecimento nem mesmo foi experienciado, mas
repassado de uma geração para outra, de forma definitiva e sem questionamentos.
Assim, se a avó disse que “quando esquenta, chove”, todos nos preparamos para a
chuva quando a temperatura sobe, sem mesmo questionar tal informação.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
O método filosófico é também chamado racional. Para Cervo e Bervian
(p.8, 1977) “o filosofar é um interrogar, é um contínuo questionar a si e a
realidade.” Dessa forma, o objeto do conhecimento filosófico deve ser observado
de maneira diferente, num constante questionamento e sem buscar certezas
imutáveis e modelos atemporais e universais.
CONHECIMENTO TEOLÓGICO
Este conhecimento assenta-se basicamente numa atitude de fé. Para Cervo
e Bervian (p.9, 1977), conhecimento teológico “é aquele conjunto de verdades a
que os homens chegaram não com o auxílio de sua inteligência, mas mediante a
aceitação dos dados da revelação divina.” Não há, portanto, nenhum
questionamento por parte do sujeito em relação ao objeto conhecido.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O conhecimento científico é sistematizado, nasce de uma sequência
organizada e, até certo ponto controlada, de procedimentos que buscam
intencionalmente o conhecimento.
No caso das receitas de chás que diminuem as dores no estômago, por
exemplo, o conhecimento só será científico se o sujeito souber explicar a causa
do alívio da dor e a lei que regula esse processo.
Para isso é necessário reproduzir o episódio, acompanhando e
controlando-o para então descobrir o porquê de tal conseqüência. Cervo e
Bervian (p. 6, 1977), citando Aristóteles, afirmam que “Conhecemos uma coisa de
maneira absoluta, diz Aristóteles, quando sabemos qual é a causa que a produz e
o motivo pelo qual não pode ser de outro modo; isto é saber por demonstração;
por isso a Ciência reduz-se à demonstração”.
No conhecimento científico, encontramos as seguintes características:
RACIONAL: Porque tem objetivos claros e
constituídos por raciocínios, juízos e conceitos e não por sensações e
intuições.
OBJETIVO: Porque procura encontrar a verdade
através de provas e experimetações. É um conhecimento preciso.
FACTUAL: Porque parte de fatos reais, como
estes se apresentam na natureza ou na sociedade.
ANALÍTICO: Porque decompõe o "todo"
dos fatos, objetos ou fenômenos em ses componentes para chegar a uma
"síntese".
VERIFICÁVEL: Porque pode ser experimentado,
testado e provado.
METÓDICO: É planejado e baseia-se emem
conhecimento anterior (conceitos, leis e teorias).
ABERTO: Pode ser questionado.
ÚTIL: (Confere controle e previsão,
portanto pode ser aplicado e utilizado como base para o desenvolvimento de
novos raciocínios e descobertas)
Percebe-se que há vários níveis de conhecimento, devemos preferir uma a
outro de acordo com o objeto a ser investigado. Precisamos também considerar as
abordagens da investigação científica. Dentre elas destacamos: o Idealismo, o
empirismo e o relativismo.
O Idealismo é
uma tendência filosófica que reduz toda a existência ao pensamento.
O Empirismo
defende a crença de que todo conhecimento só pode ser obtido pela experiência.
O relativismo
acredita que todas as idéias são válidas, pois elas dependem do contexto, e por
isso são relativas.
CIÊNCIA
Muitas pessoas tropeçaram no fato de que certas coisas funcionam, mas a
verdadeira ciência consiste em saber por que razão as coisas funcionam.
Portanto, ciência é aquilo que faz com que o sujeito cognoscente realmente se
aproprie do objeto conhecido, na medida em que sabe como efetivamente funciona
o fenômeno investigado.
Histórico
Para
entendermos o caminho que a Ciência percorreu até nossos dias apresentaremos um
breve histórico. A Ciência nasceu entre os gregos com grandes nomes como Tales
de Mileto e Pitágoras. Durante a Idade Média, a Igreja Católica exerceu uma
forte influência sobre o pensamento científico, na medida em que servia de
obstáculo a qualquer postura que negasse os dogmas dessa igreja, inibindo,
assim, o seu desenvolvimento. Surge então nessa época a Escolástica, ciência
que tinha por objetivo primeiro a demonstração da verdade na Doutrina Cristã.
Porém, mesmo sofrendo com os obstáculos e as punições impostas pela igreja, o
desenvolvimento científico levou essa instituição a abrir mão da exclusividade
no ensino, desencadeando o surgimento das primeiras escolas privadas, que, mais
tarde, deram origem às universidades.
Alguns
sábios foram relevantes na história da Ciência, entre os séculos da Idade Média
até o Século XVIII. Entre eles: Nicolau Copérnico, Giordano Bruno, Galileu
Galile, Isaac Newto. Já no século XIX, expandiram-se as comunidades científicas
organizadas, juntamente com a otimização da comunicação científica. Dentre os
vários expoentes no campo científico, está Sigmund Freud, cuja psicanálise
aponta o "inconsciente" como gerador de muitas das atitudes do homem.
No bojo dessa grande expansão, o século XX atrela ciência e tecnologia,
provocando um grande avanço dos quais as conseqüências ainda não se pode falar
com certeza. Todavia, não se pode negar a importância do notável cientísta
Albert Einstein, que abre o século XX revolucionando a Ciência Moderna.